Tratado 1867

TRATADO DE 1867


Wilson R.M. Krukoski *

(Existia uma interpretação deste tratado, onde a linha do rio Mamoré até a nascente do Javari poderia ser diferente)

Outra forma de interpretar o Tratado

Quando em 1895 a tercreira Comissão Demarcadora iniciou seus trabalhos, procurando uma linha direta para as Nascentes do rio Javari (ainda não confirmada, junto a Comissão Peruana) iniciou-se uma discução no Rio de Janeiro querendo dar a interpretação do tratado, não pela "Linha Cunha Gomes" (ou linha Verde), mas seguir exatamente como dizia o Tratado, por um paraledo de 10º 20', até a mesma longitude da Nascente do Javari.
Acreditavam que esta era a correta interpretação do Tratado, pois para seguir diretamente pela linha inclinada, o texto deveria dizer "seguirá a fronteira, deste ponto" e não como diz: "desta latitude", por uma recta a buscar a origem principal do dito Javary.
Esta também era a interpretação do Delegado demarcador brasileiro T.Cel. Gregório Thaumaturgo de Azevedo. Que por discordar da então orientação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, pediu exoneração do cargo de Delegado Chefe Brasileiro da Comissão Mista.
Veja como seria apresentada na região esta interpretação.

Região do Acre 1867

Apresentação pelo Google Earth

Para poder ver este trecho, clique na imágem. Estamos apresentando um file ".kmz" que nos permite ver (pelo Google Earh) esta região.
(É necessário o apicativo Google Earth instalado. Para instalar, Clique aqui ).


* Engenheiro Cartógrafo (pelo IME) e Master of Science (pela Ohio State University - US) __ wrmkkk@lncc.br
*** Atualizado em 10/fev/2016 ***