Entidades Latino-Americanas
OEA - Organização dos Estados Americanos é uma organização que remonta em seus princípios ao século XIX, com a "União Internacional das Repúblicas Americanas" (de 1890), que se converteu na "União Panamericana", e esta na OEA (em 1948). Hoje está composta com 35 paises membros e é o principal foro político da região. Seu "Conselho Permanente" tem sede na cidade de Washington - USA.
ALADI - Associação Latino-Americana de Integração é um organismo intergovernamental, criado em 1980 em continuação ao proceso inicado pela ALALC (desde 1960) que promove a expansão da integração regional, a fim de assegurar seu desenvolvimento económico e social, e tem como objetivo final o estabelecimento de um mercado común. Seus 12 países membros são: Argentina, Bolívia,Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Mexico, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Cuba (que foi aceita em 1998). Está localizado em Montevidéu (Uruguai).
CAN - Comunidade Andina é uma organização subregional constituída pela Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e pela Venezuela. Nasceu o Grupo Andino em 1969 para promover o desenvolvimento equilibrado e armônico de seus países membros, visando a formação gradual de um mercado comum latino Americano.
MERCOSUL - Mercado Comum do Sul é um processo de integração que reúne a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai (Chile e Bolívia são Membros Associados). Iniciado em 1991, está em vigor desde 1995 como uma zona de livre-comércio. Tem atualmente, sua presidência "pro tempore" no Paraguai.
CASA - Comunidade Sul-Americana de Nações ou (CSN) foi estabelecida em Cusco/Peru em dezembro de 2004, com o objetivo de concorrer para a conformação de um espaço Sul-Americano integrado.
CARICOM - Comunidade do Caribe é uma organização estabelecida desde 1973 (tinha inicialmente 12 nações, hoje são 15 países associados, mais 9 países como observadores e 3 como membros associados). A "Caribbean Community and Common Market" tem sua Secretaria Geral em Georgetown (Guyana).
ALCA - Area de Livre Comércio das Americas é um esforço, iniciado em 1994, para unificar as economías do Hemisfério Ocidental. As 34 democracias da região concordáram em establecer uma "área de livre comércio" e concluir as negociacões para este acordo antes do ano de 2005 (FTAA - Free Trade Area of the Americas)
NAFTA - North American Free Trade é um acordo de livre comércio entre os Estados Unidos, Canadá e o México. Em vigor desde 1994.
CAFTA - Tratado de Livre Comércio entre Centro América e os Estados Unidos é um tratado de livre comércio entre Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicaragua e os Estados Unidos da América, estabelecido desde janeiro de 2003.
SICE - Sistema de Informação sobre Comércio Exterior é uma organização, estabelecida pela OEA, desde 1988, para proporcionar informações de comércio exterior nas Américas. Tem um "Glossário" muito completo de todas as definições, expressões, siglas, termos e acrônimos usados no comércio, nas Américas.
BLADEX - Banco Latino-Americano de Exportação é um banco multinacional criado pelos Bancos Centrais dos países Latino-Americanos e do Caribe, especializado no comércio exterior desta região. Conta com a participação acionária dos 23 países da região, representados por seus bancos centrais e comerciais, bancos internacionais e inversionistas privados. Está localizado na Cidade do Panamá (Panamá).
BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento é a maior e mais antiga instituição de desenvolvimento regional. Foi establecida em 1959, com o propósito de contribuir no impulso do progresso económico e social da America Latina e do Caribe.
CAF - Corporação Andina de Fomento é uma instituição financeira multilateral cuja missão é apoiar o desenvolvimento sustentável de seus paises acionistas (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela - além de outros sócios extraterritoriais: Argentian, Brasil, Chile, Costa Rica, Espanha, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Trinidad & Tobago e Uruguai). Está localizada em Caracas (Venezuela).
IIRSA - Integração da Infraestrutura Regional Sulamericana tem sua origem no Cumbre de Presidentes da America do Sul (de 2000), com as representações oficiais, dos presidentes da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Suriname, (assim como os presidentes do BID e da CAF). Seu objetivo é estimular a organização do espaço sulamericano a partir de sua contigüidad geográfica.
CEPAL - Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe é uma das 5 comissões regionais das Nações Unidas. Foi esablecida em 1948, com sede em Santiago do Chile e oficinas sub-regionais no México e em Trinidad y Tobago.
FLAR - Fundo Latino-Americano de Reservas foi constituído em 1978 por Bolívia, Perú, Colômbia, Equador e Venezuela (Costa Rica está em processo de adesão) para apoio das balanças de pagamentos de seus paises membros. Tem sua séde em Bogotá - Colômbia.
FONPLATA - Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata é um Fundo Finaceiro creado em 1974, de acordo com o "Tratado da Prata de 1969". Tem uma personalidade jurídica independente e se propoe finaciar estudos, projetos, programas e trabalhos visando o desenvolvimento harmonico e a integração fisica da Bacia do Prata. Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai são seus membros
G3 Colombia, Mexico e Venezuela assinaram em Junho de 1994 um Acordo de Livre Comércio, com o propósito básico de fortalecer sua integração sub-regional dentro da ALADI
PARLATINO ou "Parlamento Latino-Americano", é um organismo regional, permanente e unicameral, integrado pelos Parlamentos nacionais da América Latina, elegidos democráticamente mediante sufragio popular. Seus 22 países membros são: Mexico, Cuba, Rep. Dominicana, Honduras, Nicaragua, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Panama, Colômbia, Venezuela, Suriname, Netherlands Antilles, Aruba, Equador, Peru, Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. Tem sua Sede Permanente em São Paulo - Brasil.
SELA - Sistema Econômico Latino-Americano É um organismo regional intergovernamental, criado em 1975, com sede en Caracas (Venezuela) e integrado por 28 países da America Latina e do Caribe.
Do Tratado de Cooperação Amazónica -TCA, criado en Julho de 1978, por Bolivia, Brasil, Colombia, Equador, Guyana, Perú, Suriname y Venezuela, para realizar esforços e ações conjuntas para promover o desarrollo harmónico de seus respectivos territórios amazônicos, a partir de 1995 foi criada a OTCA - Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, com uma Secretaria Permanente (SP) com sede em Brasília.
Otras Entidades